Como cuidar das unhas

Suas unhas são um de seus sentidos mais importantes. Você as usa para sentir, tocar e medir o ambiente ao seu redor. Mas elas também são sua porta de entrada para um mundo de estimulação sensorial. Quando você cuida das unhas, você está garantindo que elas recebam os cuidados necessários para mantê-las fortes e saudáveis ao longo do tempo. 

Mesmo que suas unhas sejam feitas apenas de algumas camadas do mesmo material que seus dentes são, elas requerem muito cuidado para permanecerem em condições de ponta a ponta. Isso porque elas são expostas regularmente a condições severas. Elas estão sujeitas a coisas como umidade, vento e outros irritantes. Eles também estão sujeitos a coisas como morder unhas, limar as unhas e arranhar as unhas.

Qual é a melhor maneira de cuidar de suas unhas? 

 A melhor maneira de cuidar de suas unhas é mantê-las hidratadas e saudáveis. As unhas que são mantidas hidratadas são mais resistentes a rachaduras, rachaduras e rupturas. Elas também são menos propensas a se tornarem secas e quebradiças. Além disso, um prego devidamente hidratado manterá sua força e flexibilidade melhor com o tempo do que um prego seco ou quebradiço. 

A parte mais importante de cuidar de suas unhas é evitar coisas como morder e arranhar. Se você morder suas unhas, elas se tornarão rapidamente mais curtas, o que pode levar a danos. Se você mantiver suas unhas curtas, é mais provável que elas rachem ou se quebrem facilmente também. 

Se você quiser evitar produtos químicos agressivos em suas unhas, use óleos naturais como azeite de oliva ou óleo de coco em vez de armazenar removedores de verniz comprados ou outros produtos de base química. Isto ajudará a nutrir a pele na superfície de suas unhas, assim como a mantê-las em boas condições por anos! 

Como cuidar das unhas

Mantenha suas unhas saudáveis e fortes 

 Os pregos são formados por camadas. A camada mais externa é chamada de cutícula e é onde o prego começa. Suas unhas continuam de lá para uma segunda camada chamada lúnula. A lunula está na base da unha, logo abaixo do dedo do pé ou do pé. 

A próxima camada para baixo é chamada de matriz, que contém células de queratina que dão às unhas sua força e flexibilidade. A matriz também contém vasos sanguíneos e nervos que enviam informações ao seu cérebro sobre o que você sente quando toca ou segura algo. 

A terceira camada para baixo é chamada de córtex, que compõe 2/3 do comprimento total de uma unha ou unha do pé. Esta parte de sua unha ou unha do pé normalmente tem mais glândulas de óleo do que qualquer outra parte de sua pele porque está constantemente sendo exposta à umidade do suor e óleos de cremes, loções, bálsamos labiais, etc. 

A camada final para baixo é chamada de hiponíquio e inclui terminações nervosas para sensações de toque. As unhas têm alguns receptores sensoriais que ajudam a detectar mudanças de temperatura, pressão, etc., mas são na maioria das vezes inúteis em termos de avisos contra lesões, pois não estão ligadas a nervos sensíveis à dor, como os encontrados na pele na ponta dos dedos. 

Proteja suas unhas de fontes externas 

Suas unhas são expostas a condições severas e irritantes regulares. Quando você não estiver usando luvas ou sapatos, é mais provável que suas unhas sejam danificadas por estas coisas. Você pode proteger suas unhas contra estes perigos com esmaltes. Uma das melhores maneiras de fazer isso é aplicar uma camada de esmalte transparente antes de colocar qualquer outro esmalte colorido em suas unhas. Isto permitirá que a cor natural de suas unhas se mostre e proporcionará proteção para o resto da unha. 

Outra opção é usar uma fórmula que bloqueie os raios UV e previna os danos dos radicais livres. Os endurecedores de unhas também oferecem proteção, mas precisam de tempo para secar a fim de serem eficazes. 

Proteger suas unhas pode mantê-las saudáveis e fortes ao longo do tempo, o que facilitará o cuidado com elas também de outras maneiras, como limpá-las e cortá-las regularmente. 

No entanto, existem maneiras de evitar que as unhas mordam e torná-las mais confortáveis. Se você estiver lutando contra este hábito ou tiver uma criança que o esteja, aqui estão algumas maneiras simples de se livrar dele: 

  • Evite situações que causam mordeduras de unhas; tente não passar tempo com pessoas que mordem suas unhas. 
  • Pratique hábitos atentos; como ter consciência de quão perto sua mão está de sua boca e quando você tende a morder as unhas.
  • Substitua seu comportamento rotineiro de morder as unhas por hábitos positivos; como mastigar chicletes ou assobiar. 

 Lixar corretamente suas unhas 

 O cuidado com as unhas inclui tudo o que você faz para manter as unhas saudáveis, seja limpando-as ou limpando-as. Mas limar suas unhas é uma coisa que pode realmente danificá-las. Isto inclui usar o tipo errado de lima de unhas, não limar suas unhas corretamente, e permitir que elas se tornem muito longas. 

O cuidado com as unhas também inclui coisas como manicura regular, hidratação das unhas com óleos, e colheita das cutículas. Você nunca deve mexer na pele ao redor de suas unhas, pois isso pode levar a infecções e dores. 

Lixe suas unhas adequadamente usando uma lima de unhas curvada e mantendo uma aderência firme para não arredondar os cantos da unha. O posicionamento da lima de unhas de modo que fique perpendicular ao dedo permite uma forma mais precisa de limar as bordas ásperas e moldar o leito das unhas. 

Uma boa maneira de manter sua manicure com aspecto fresco é certificando-se de usar um removedor de esmalte sem acetona a cada dois ou três dias para que você não esteja encharcado em produtos químicos dia após dia. Certifique-se de remover qualquer polimento com álcool ou peróxido de hidrogênio antes de usar água e sabão para limpar suas mãos, a fim de evitar manchar a pele ou danificar ainda mais os leitos das unhas. 

Quando você arranha suas unhas, está quebrando-as. Você está fazendo com que elas se tornem insalubres e quebradiças. Quando você faz isso, você está encurtando a vida útil de suas unhas e tornando mais difícil para elas crescerem por muito tempo. Quanto mais tempo elas crescerem, mais fortes elas serão. 

 Para evitar arranhar suas unhas, use uma lima de unhas ou um tampão antes de começar a limar ou arranhar suas unhas com uma ferramenta como um cortador de unhas ou um empurrador de cutículas. Se você ainda não conseguir resistir à vontade de arranhar suas unhas, tente usar luvas enquanto o faz. Esta é uma ótima maneira de garantir que suas mãos não sejam arranhadas caso você quebre suas unhas por acidente, coçando com muita força durante uma manicure no salão ou sessão de manicure em casa. 

Como cuidar das unhas

 Conclusão 

 Há muitas maneiras de cuidar de suas unhas, por isso é importante saber o básico do que pode ser feito para tornar suas unhas mais saudáveis e fortes. As unhas crescem da base do leito das unhas, por isso é importante que você cuide delas também. Proteger suas unhas contra produtos químicos, usar luvas e usar um removedor de esmaltes que tenha um pH equilibrado são todas as formas de ajudar estas unhas a crescerem fortes e saudáveis. 

Outra coisa importante a ser lembrada é que é importante evitar morder as unhas. Isto pode enfraquecer a unha, além de causar unhas encravadas e infecções nas unhas. Morder suas unhas também pode causar pregos, que não só são dolorosos, mas também podem ser difíceis de remover. 

Leave a Reply

Your email address will not be published.