Como evitar estrias? [Resenha Completa]

Muitas são as pessoas que sem incomodam com as estrias, é normal que elas causam desconfortos e constrangimentos, principalmente em mulheres. Essas marcas podem surgir em várias áreas do corpo em qualquer momento da vida.

As estrias geralmente atingem mais as mulheres, chegando até 75% a mais do que nos homens. Essas marcas não causam dor e nem prejudicam a saúde de alguma forma, porém podem deixar as pessoas com a autoestima baixa.

Uma boa notícia é que essas estrias podem ser evitas e para quem já tem, fica tranquilo, é possui diminuir esses sinais da sua pele de forma fácil.

O que são as estrias?

Essas marquinhas na pele são lesões que acabam surgindo quando as fibras elásticas da pele são rompidas por um estiramento. Falando mais claramente, quando nossa pele estica, podem surgir as estrias.

As estrias são um processo inflamatório na pele e dependendo do estágio que se apresentam, elas podem ser rosadas ou brancas.

Quando o estiramento na pele acontece, é devido algum motivo ou mudança abrupta no organismo, como o caso de gravidez ou no ganho excessivo de peso. Dessa forma a elastina e o colágeno que são os responsáveis por sustentar a pele, acabam se rompendo.

Dessa forma que as pequenas cicatrizes acabam de formando na nossa pele, devido a diminuição da espessura da epiderme e da derme. Elas aparecem mais onde o nosso corpo acaba armazenando maior quantidade de gordura, como por exemplo, na barriga, nos seios, coxas e nas nádegas.

Como já falamos a cima, as estrias não doem, porem elas causam certos incômodos em algumas pessoas que acabam presando muito pela estética de seu corpo.

Tipos de estrias

As estrias que podem surgir no nosso corpo podem apresentar suas colorações, as brancas ou rosadas. O que dá a cor delas depende da fase em que elas se encontram. Dependendo da cor da sua pele, elas podem apresentar outras tonalidades, como arroxeadas.

Quando as estrias estão vermelhas ou rosadas, essas estão ainda em seu processo inflamatório e com certeza surgiram na pele recentemente. No casso das estrias brancas, elas já estão na pele algum tempo e são consideradas estrias antigas, nessa forma, o processo de atrofia nas fibras de colágeno já ocorreu e não existe mais inflamação.

Como evitar estrias

Como evitar as estrias?

Vamos falar algumas dicas para que o aparecimento das estrias sejam evitado:

  • A primeira dica é manter uma alimentação balanceada, pois tudo que você come reflete diretamente no seu organismo e na sua pele. Evitar gorduras e doces é um ótimo começo para evitar que as estrias apareçam. Quando ingerimos doces em excesso, pode acontecer a glaciação que é processo em que a molécula da glicose se junta na fibra de colágeno, o que acaba comprometendo a distensibilidade e sua função;
  • Investir numa alimentação equilibrava e investir nos alimentos certos pode ajudar a evitar as estrias, alimentos que possuem vitamina C são ótimos para isso, consuma damasco, acerola e laranja sempre que puder;
  • Hidratação na pele é mais do que importante para que a estria seja evitada, use um bom hidratante pelo menos duas vezes ao dia, peça indicação para algum dermatologista. Usar óleos também é recomendado e pode ajudar a evitar que essas marcas apareçam, opte por óleos com macadâmia, uva, rosas e amêndoas. Utilizar o bepantol também é ótimo;
  • Prestar atenção no seu peso também é essencial, é muito importante não ficar oscilando no seu peso, pois emagrecer e engordar acaba contribuindo muito no estiramento da pele, o que é o motivo das estrias aparecerem. Evite o efeito sanfona que é um grande vilão para as estrias. É por esse motivo que as estrias aparecem nas gravidas, pois a pele estica de forma rápida, causando muitas estrias;
  • A pratica de exercícios físicos também são muito importantes, pois os exercícios ajudam a nossa pele ficar mais firme e resistente, o que é ótimo para as estrias;
  • Realizar massagens localizadas também é uma ótima dica para evitar as estrias. Aplique creme hidratante e realize massagens como uma drenagem linfática para que a sua circulação melhore e evita a aparição das estrias;
  • Mantenha se hidratado, beber muita água ajuda a manter o seu corpo e sua pele hidratado, dessa forma evita as rupturas na pele, o que consequentemente faz com que as estrias surgem.

Como evitar estrias

Tratamento caseiro para tirar estria

Uma ótima dica é sempre deixar a pele hidratada com um bom hidratante, pois dessa forma é difícil que as fibras elásticas da nossa pele se rompem e forme a estria.

Usar cremes que contém ureia e também aplicar hidratantes evitam os aparecimentos das estrias e diminuem as que já estão aparecendo. Consuma também vitamina E, que podem ser encontradas em forma de suplemento em capsulas.

Realizar esfoliação na pele e nas regiões que são mais propicias em aparecer as estrias é ótimo, pois com a esfoliação, toda as células que estão mortas acabam diminuindo e amenizando a aparências da pele e das estrias

Existem também receitinhas caseiras que ajudam a diminuir as estrias, como por exemplo utilizar rosa mosqueta com óleo de amêndoas, aplicando nas estrias e massageando, sempre em movimentos circulares. A rosa mosqueta é rica em vitamina C e age regenerando os tecidos da pele, além disso ela também reduz as machas e cicatrizes da pele.

Outra dica é utilizar abacate com babosa, adicione os ingredientes e faça uma pasta, com movimentos circulares aplique na área das estrias e depois deixe atuar por 20 minutos. Depois de tempo, enxague no banho com água fria.

O abacate é muito rico em várias vitaminas, como B1, B2, E, A, além disso ele é um ótimo antioxidante, proteínas, ferro e substancias minerais. Ele age ainda como conservante e restaurador para a pele. E no caso da babosa, ela é perfeita para uma hidratação cutânea.

Se você possui estrias, utilize as dicas para amenizar, beba muita água, tenha uma dieta equilibrada, pratique exercícios, tudo isso ajudará a amenizar as estrias. Se você não tem estrias, utilize nossas dicas para que elas sejam evitadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *