Como Manter a Pele Jovem? Confira Aqui!

Envelhecer é um processo natural do nosso organismo do qual todos estamos propícios a passar. Quando falamos de pele, existem alguns hábitos que podemos adotar para minimizar esses desgastes que o tempo causa.

São medidas tecnicamente simples de serem adotadas e que podem ter grande impacto e auxiliar de verdade na desaceleração do envelhecimento da pele.

Os fatores ambientais e também o estilo de vida são grandes influenciadores no desgaste da pele, além claro de fatores genéticos, isso significa que os comportamentos que se tem com a pele e o ambiente em que se vive são contribuintes diretos, no que podemos chamar de envelhecimento precoce.

Como o impacto do envelhecimento da pele é diretamente ligado à aparência, alguns cuidados podem ser seguidos diariamente e contribuir na preservação do maior órgão do nosso corpo.

Mas tem como manter a pele jovem por um tempo mais prolongado?

Sim, é possível e até relativamente fácil de conseguir. A pele pode ter sua idade contabilizada de forma diferente da nossa idade cronológica, que contamos em anos.

Ao longo da nossa vida, nossas células sofrem desgaste natural. Muitas vezes, gêmeos idênticos, mas com maior ou menor quantidade de rugas, ou com aspecto de um deles ter mais idade que o outro. E isso é possível diferenciar considerando os cuidados que cada um possui com sua pele.

Então, afinal, quais são estes cuidados básicos?

Você pode, e até deve, procurar um médico dermatologista. Ele será capaz de avaliar os possíveis danos que sua pele já sofreu e direcionar alguns dermocosméticos a fim de preservar e/ou recuperar esse desgaste.

Porém, tem algumas atitudes que podem ser seguidas, independente do dermatologista indicar ou não.

  1. Hidratação:

A pele hidratada tem aparência mais luminosa, jovem e saudável. Diariamente estamos expostos a agressões à nossa pele, sendo a poluição um exemplo bem comum.

Todos os tipos de pele devem manter-se hidratadas, mesmo as peles que sejam mais oleosas, pois o processo natural do organismo faz com que haja perca de água.

  1. Manter a pele protegida do sol:

É extremamente importante proteger-se do sol.

A luz solar é um grande agressor da nossa pele e acelera consideravelmente esse envelhecimento. Isso ocorre porque os raios ultravioleta podem provocar danos que vão além da camada mais superficial da pele, além de que a radiação excessiva favorece o surgimento de rugas e manchas, que ocorre devido à redução na produção de colágeno.

A camada de ozônio está cada dia mais suscetível à passagem dos raios UVA e UVB, então é importante utilizarmos de barreiras capazes de nos proteger.

– bonés e chapéus auxiliam na projeção de sombra

– óculos de sol com selo de proteção UV, pois a pele da região dos olhos é bem fina e sobretudo bastante sensível. Por isso a importância de utilizar um produto que proteja de verdade.

– roupas de algodão são capazes de dificultar a passagem da radiação, de preferência em cores claras, para que possam refletir a luz solar e não absorver calor.

Há também as roupas próprias de proteção UV, porém estas requerem um pouco de atenção. Primero à qualidade do produto adquirido e segundo que a cada lavagem ela perde um pouco do efeito de proteção.

Como Manter a Pele Jovem

  1. Filtro solar:

Mesmo nos dias que o sol não esteja radiante, o uso de filtro solar é a cada dia mais indispensável.

Vale ressaltar que o uso do protetor solar não deve ser apenas no rosto. Pescoço, mãos e colo são partes do nosso corpo que estão expostas a sofrerem os danos causados pela radiação.

Ele deve ser aplicado diariamente, preferencialmente um pouco antes de sair de casa, e manter a proteção ao longo do dia, renovando a aplicação a cada 8 horas, pelo menos, variando com o grau de exposição a que esteja sendo submetido.

  1. A pele deve estar sempre limpa:

A limpeza será capaz de manter os poros desobstruídos, promovendo uma absorção mais eficaz dos produtos que esteja utilizando com a finalidade de proteger a pele (seja o filtro ou protetor solar até dermocosméticos mais específicos).

É preciso ter atenção às peles oleosas para que sejam evitados produtos de limpeza que favorecem a oleosidade. Já para as peles mais secas, pode-se utilizar sabonetes específicos.

No geral, existem várias opções no mercado incluindo água micelar, emulsões cremosas e leites de limpeza.

  1. Cuidados de dentro pra fora:

Beber bastante líquido e ainda manter uma dieta rica em alimentos antioxidantes e incluir lactobacilos na dieta, são alguns dos benefícios destes cuidados internos. Mantendo-se saudável com a forma de alimentar-se, o resultado é uma melhor saúde do nosso intestino, e isso afeta diretamente a qualidade e saúde da nossa pele.

Alimentos ricos em fibras e de origem natural, evitam a prisão de ventre e outros problemas que acometem o intestino, e por consequência, a pele.

  1. Fazer esfoliação na pele:

Funciona como um acelerador na renovação das células da nossa pele. É possível remover mais profundamente as células que já estão mortas e retirar a sujeira que está impregnada.

Também melhora a circulação sanguínea da área, o que pode contribuir na redução das manchas, além de estimular o organismo produzir colágeno.

Devem ser usados com cautela. Alguns produtos são mais “fortes” e não podem ser utilizados diariamente. É importante sempre verificar com cuidado as indicações das embalagens do que vai ser aplicado na sua pele.

É possível verificar que cuidados simples e uma pequena mudança de hábitos pode contribuir na melhora da qualidade da nossa pele. Os cuidados devem ser diários e de acordo com a sua necessidade.

O ideal é criar uma rotina adequada onde esses cuidados sejam inseridos no seu dia a dia de forma suave e sem parecer que está fazendo uma tarefa árdua.

Como Manter a Pele Jovem

Basicamente, a adoção de uma vida mais saudável, incluindo uma mudança na alimentação, evitar o tabagismo e ingerir álcool excessivamente são hábitos que possuem benefícios que vão além de uma pele mais luminosa e de aparência mais bonita. São pequenas atitudes diárias que trarão qualidade de vida a longo prazo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *