Para que serve o colágeno? [Resenha Completa]

De todos os suplementos, talvez a suplementação de colágeno seja a mais subestimada. Isso porque naturalmente, não é todo mundo que precisará dela, ou por questões genéticas ou por ter levado uma vida saudável, o que fez a pele e os tecidos chegar na terceira idade sem muitas rugas.

Não somente isso: algumas pessoas já nascem ou desenvolvem ao longo da vida algum problema de pele ou nos tecidos em geral que requer a suplementação de colágeno.

Mesmo não tendo necessidade de ingerir colágeno fora da alimentação, a suplementação da proteína vai além de simplesmente “manter a estrutura da pele e dos tecidos”

Por isso mesmo, te convido a entrar e conhecer mais sobre essa proteína que faz inveja a vários procedimentos estéticos (talvez nem tanto hehehe…)

O que é o colágeno?

O colágeno é uma proteína extremamente abundante no corpo humano, sendo o responsável por 30% de todas as proteínas do corpo. Ela tem por função manter a firmeza e elasticidade da pele.

O colágeno é naturalmente produzido pelo corpo (assim como grande parte dos nutrientes, sejam eles macro ou micronutrientes). Mas assim como todos os nutrientes, nós também ingerimos colágeno na alimentação.

Podemos encontrar colágeno em alimentos como carnes e gelatinas, cremes hidratantes e suplementos alimentares, tanto em cápsula quanto em pó. O colágeno mantém a estrutura dos tecidos, já já falo mais sobre isso.

A proteína mantém as células firmes e unidas, prevenindo que estrias, rugas e linhas de expressão apareçam. Apesar de falarmos bastante sobre a pele, o colágeno atua em todos os tecidos do corpo.

A proteína também ajuda na saúde de tecidos com base em queratina, como as unhas e os cabelos. Além disso tudo, o colágeno também é formador de certas partes do corpo como: tendões, cartilagens e ligamentos que temos nas articulações, assim evitando que os ossos entrem em contato e se desgastem.

Para que serve o colágeno

Para que serve o colágeno?

Depois de uma breve explicação sobre o colágeno e seus principais efeitos, você leitor deve estar querendo estar querendo saber o que de fato o colágeno faz. Eu disse bem superficialmente sobre os efeitos do colágeno no corpo humano. Mas agora vou falar mais detalhadamente.

Ajuda no tratamento da osteoartrite

Se vcoê nunca ouviu falar de osteoartrite, a osteoartrite é uma doença que afeta as articulações: causa dor nas articulações, inchaço e inflamação. Ela ocorre por conta do desgaste da cartilagem, que é constituída principalmente de quê? Colágeno.

A cartilagem tem como função revestir os ossos, amortecendo os impactos do uso das partes móveis do corpo, impedindo-se assim, que os ossos entrem em contato uns com os outros e comecem a raspar, causando o desgaste.

Naturalmente, o colágeno produzido pelo corpo diminui com a idade, o que se torna um fator de risco para o desenvolvimento de osteoartrite. Consumir suplementos de colágeno, ajuda a reduzir a inflamação nas juntas.

Além de reduzir a inflamação, ingerir suplementos de colágeno ajuda a estimular o cropo a produzir colágeno, que diminui a dor. A suplementação de colágeno, como um todo, ajuda a tratar a osteoartrite.

Para que serve o colágeno

Auxilia no ganho de massa muscular

Quem diria que o colágeno também ajuda na hipertrofia muscular, hein? Apesar de ser muito raro um atleta de fisiculturismo ou simplesmente alguém que treina musculação por fins estéticos consuma colágeno em forma de suplemento.

Nesse caso, o colágeno ajuda a manter os músculos fortes e firmes, fazendo-os funcionar corretamente, e mais: a suplementação de colágeno ajuda a aumentar a massa muscular e a força muscular também, pois ela estimula a síntese de proteínas musculares, como nossa conhecida creatina.

O colágeno pode ser muito útil em atletas de todas as modalidades, pessoas que sofrem de sarcopenia ou simplesmente, evitar a perda de massa muscular decorrente do envelhecimento.

Aumenta a saúde cardiovascular

Essa é ótima para aqueles com o coração mais frágil (sem ofensas). O colágeno faz parte das artérias, ela é um dos componentes que fazem parte da estrutura das artérias. Com isso, ao suplementar o colágeno, ela promove uma maior elasticidade dos vasos sanguíneos.

Com os vasos sanguíneos mais elásticos, o transporte do sangue fica mais fácil. Quando não há colágeno o suficiente para manter as artérias saudáveis, elas ficam mais fracas e mais frágeis.

Mais fracas e frágeis, aumenta o risco de aterosclerose, que é uma doença que é causada pelo estreitamento das artérias, que pode ser fatal: pois aumenta o risco de infarto ou AVC, por exemplo.

Tomar suplementos de colágenos reduz os riscos de aterosclerose, e aumenta a saúde cardiovascular. Além disso, o colágeno aumenta o colesterol bom, que é muito importante ao se combater doenças cardiovasculares.

Ajuda na saúde das unhas e dos cabelos

Eu tinha dito que o colágeno ajudava com a saúde dos cabelos e das unhas, lembra? Pois bem, o colágeno também faz parte dessas estruturas (como e tinha dito antes, todos os tecidos contém em sua estrutura o colágeno, por isso ele é tão importante para a saúde dos tecidos).

Nos cabelos, o colágeno aumenta o crescimento e a elasticidade dos fios, e os deixa mais brilhantes também. Nas unhas, o colágeno deixa as unhas mais fortes, impedindo que elas se quebrem facilmente.

Para que serve o colágeno

Quando posso usar o colágeno?

Depois de eu te dizer todos os benefícios que tomar colágeno faz, você já deve estar pensando: “Vou comprar um pote agora e começar a tomar hoje mesmo”. Calma meu jovem aprendiz padawan, não é assim que a banda toca.

Se você não precisa suplementar colágeno, o seu corpo vai eliminar o excesso de proteína na urina, assim como tudo no corpo humano. Em outras palavras, você vai estar jogando seu dinheiro fora.

Existem alguns indicativos de que você precisa suplementar o colágeno, como:

  • Redução da espessura dos fios de cabelo
  • Aumento da flacidez e diminuição da elasticidade da pele.
  • Aparecimento de rugas e linhas de expressão
  • Surgimento de estrias
  • Pele fina e bem desidratada.

Esses são alguns fatores visíveis, e que também podem estar relacionados a algum outro problema que você possa ter, por isso, é muito importante que você consulte o médico antes de tomar qualquer decisão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *