Para que Serve o Peeling [Entenda na Resenha]

Você já fez peeling? Pretende fazer, mas não sabe muito bem sobre ele? Vamos contar nesse texto tudo sobre esse procedimento estético e porque ele é tão procurado principalmente pelas mulheres.

Este procedimento estético é conhecido como peeling e ele tem a ação de estimular a pele fazer a renovação das suas células por meio de uma controlada descamação com o uso de algumas substancias químicas ou por meio de métodos físicos, como no caso da dermoabrasão.

O peeling pode ser feito para casos de cicatrizes de acnes, para clarear manchas e além disso ele também ajuda no tratamento de linhas de expressão e de rugas. Quer saber mais? Continue no texto.

O que é o peeling e para que ele serve?

Vindo da palavra originada do inglês ‘’to peel’’, a palavra peeling significa descascar ou descamar. E esse procedimento tem como o maior objetivo, com um método eficaz e seguro, descascar e descamar a pele para que suas celular se renovem.

Sendo um dos procedimentos que é mais procurado aqui no Brasil, o peeling não é um tratamento considerado invasivo e é muito útil e eficaz para o tratamento das manchas, rugas, cicatrizes de acnes, marcas de expressão e também para o controle da oleosidade da pele.

O peeling também é usado no caso de pessoas que precisam reverter quadros como no caso da perda da elasticidade da pele e também nos sinais de envelhecimento precoce.

É importante que antes de realizar esse procedimento, você consulte um dermatologista para que ele te aconselhe qual peeling é o mais indicado para você.

peeling

Peeling e seus tipos

É isso mesmo, existe mais de um tipo de peeling, segundo a SBD a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o procedimento pode ser de dois tipos, o químico ou o físico.

No caso do peeling físico, ele acontece por meio de alguns agentes que acabam induzindo a pele a se descamar de forma mecânica, com o uso de pequenos equipamentos ou cremes que são abrasivos, ou até mesmo por aparelhos que fazem com que aconteça na pele uma microabrasão por fluxo de cristais.

Isso se dá ao nome de peeling de diamantes ou de cristal, e seus efeitos e resultados já são mostrados logo após a primeira sessão da aplicação.

Já com os peeling químicos, que são feitos como o nome já diz, com a aplicação de agentes químicos, como é o caso dos ácidos Glicólico, Salicílico e Retinóico, que fazem com que as camadas superficiais da nossa pele sejam removidas para que assim se regenerem com uma ótima aparência. Esse método é utilizado para atenuar as manchas, as rugas e também no tratamento de quem possui cicatrizes de acnes.

Como o peeling age e quais os seus benefícios?

Os diferentes tipos dos peelings que existem podem agir na sua pele de diferentes maneiras, por isso, é importante tirar todas as dúvidas para que você realize o procedimento que seja mais apropriado pro seu caso. Como dissemos a cima, é muito importante passar por uma consulta com um bom dermatologista para que ele entenda e examine seu caso, identificando a sua necessidade e indicando o melhor peeling para você.

O peeling pode agir de algumas maneiras, de forma profunda, média ou apenas superficial. No caso do peeling superficial, ele age e atinge apenas a epiderme da pele e é mais indicado no caso de pessoas que possuem melasma e manchas, sendo muito útil também na prevenção de cravos e espinhas.

No caso do peeling médico, ele é mais usado e indicado para amenizar marcas mais profundas e amenizar rugas, sendo muito eficaz para as pessoas que possuem a pele mais madura e também para pessoas que possuem sinais de acnes.

O peeling profundo é realizado em clinicas médicas pois necessitam do uso de anestesias e é necessário que o paciente tenha um acompanhamento para que o médico garante que a química usada no procedimento não entre na corrente sanguínea e também para que ele não sinta incomodo e dores na hora da aplicação.

Existem também os peeling diários que são vendidos para que você utilize em seu rosto todos os dias, na camada superficial da pele para que reduza rugas, manchas, lesões e sinais, afim de melhoras a aparência da pele do seu rosto.

Estes são vendidos em forma de cremes ou sabonetes que atuam no clareamento para suavizar as marcas, manchas e uniformizar a sua pele. Esses produtos atuam no melasma  e protege também o seu rosto contra as luzes visíveis que causam danos para a pele.

Também existe as opções que são para o tratamento contra o envelhecimento, ajudando nas rugas profundas e nas linhas de expressão. Para peles que são mais maduras e não muito sensíveis, esses produtos são ótimos pois possuem na sua composição o Retinol em uma máxima concentração, além disso possuem uma ação muito hidratante pois possuem também o ácido hialurônico na sua formula.

peeling

Cuidados pré peeling e pós peeling

Em alguns casos de peeling é necessário ter alguns cuidados prévios para que os resultados sejam satisfatórios. No caso do peeling químico é necessário deixar sua pele muito limpa e desengordurada.

Após o procedimento, é necessário utilizar sempre o uso do protetor solar, sendo obrigatório e indispensável. O peeling acaba deixando sua pele mais fina e mais exposta aos raios solares, por isso é tão importante não deixar de utilizar o protetor solar.

Também é necessário utilizar sabonetes neutros depois do procedimento, por alguns dias e não se esquecer de sempre manter a sua pele bem hidratada.

Falamos no texto sobre o que é o peeling, para que ele serve, como age na pele e sobre os seus benefícios. Explicamos também sobre os seus dois tipos, o peeling químico e o peeling físico, como cuidar da pele no pré e pós procedimento.

É importante que antes de qualquer procedimento, por menos invasivo que ele seja, que você entenda e saiba todas as informações sobre ele, além de passar em uma consulta com um dermatologista.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *